[Resenha Literária] "Os meninos de Varsóvia" de Elisabeth Gifford
Um livro sobre a segunda guerra mundial, baseado na história verídica de Dr. Korczak, um médico judeu que acompanhou 200 crianças durante a grande guerra. Conta igualmente a história de Sophia e Misha, um casal que não cessou aos tempos mais difíceis, que viu o seu amor apagado e o casamento envolto de poeira, mas que nunca desistiu de procurar o melhor de si mesmos.
Este livro ensina-nos muito, mostra o quão o ser humano pode ser desumano, mas também nos mostra que unidos podemos fazer a diferença por mais pequena que seja no mundo de alguém.
Korczak podia ter sido outra pessoa, que em prol do seu sustento abandonaria todas aquelas crianças, mas não o fez. Lutou até ao fim para lhes dar dignidade e respeito que tanto merecem.
Faltam-me as palavras para descrever este livro, pois o nó na garganta foi grande e as lágrimas correram no fim! Partiu-me várias vezes o coração, mas também o colou com mensagens importantes de amor e amizade.
É um livro pesado e muito tocante. Tem cenas tão reais, que nos sentimos na pele dos judeus de Varsóvia e faz-nos ao mesmo tempo sorrir com inocência.
Para todos os fãs deste género de livros, aconselho vivamente!